Problemas de visão afetam quase 20% dos estudantes brasileiros, aponta pesquisa recente e alerta para impacto no aprendizado.

Problemas de visão atingem 19% dos brasileiros em idade escolar, segundo uma pesquisa realizada pelo projeto social Em Um Piscar de Olhos. O estudo analisou 110.700 crianças e adolescentes de 6 meses a 15 anos em nove estados brasileiros e revelou que quase um quinto deles apresentava algum problema oftalmológico.

A falta de correção adequada para esses problemas pode resultar em dificuldades de aprendizado e até mesmo evasão escolar. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia tem alertado para o aumento dos problemas de visão na fase escolar, destacando o aumento da prevalência de erros refrativos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Estima-se que 23 milhões de brasileiros em idade escolar apresentem algum desses problemas.

O oftalmologista pediátrico Mauro Plut, do Hospital Israelita Albert Einstein, ressalta a importância de detectar essas condições precocemente, uma vez que as crianças podem não perceber que estão enxergando mal. Sintomas como fechar um dos olhos para enxergar, dificuldade em copiar lições e dores de cabeça frequentes podem indicar problemas de visão.

A presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, Júlia Rossetto, destaca outros sinais que podem apontar para problemas de visão nas crianças, como esbarrar em objetos, apertar os olhos para enxergar algo distante e dificuldade em reconhecer pessoas ou objetos. Tratar os problemas de visão na infância é fundamental para evitar complicações futuras, como a ambliopia.

A recomendação é que as crianças visitem o oftalmologista desde cedo, especialmente se houver histórico familiar de problemas de visão. Consultas regulares são essenciais para garantir o correto desenvolvimento da visão e prevenir possíveis complicações.É fundamental que pais e professores fiquem atentos aos sinais que podem indicar problemas de visão nas crianças, a fim de garantir um desenvolvimento saudável e um bom desempenho escolar.

Sair da versão mobile