O suspeito estava vestindo um terno e dirigindo um Volkswagen Taos preto quando foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal na BR-104. No entanto, ao perceber que seria pego em flagrante com mais de cem quilos de maconha dentro do veículo, ele fugiu da blitz, abandonou o carro em um quintal de uma casa e empreendeu uma fuga a pé por uma área de mata, escapando temporariamente das autoridades.
O momento em que Maicon Cristian deixou o veículo correndo, de terno e segurando uma maleta, foi flagrado por câmeras de videomonitoramento. Ele foi avistado indo em direção ao povoado Várzea Grande, o que desencadeou uma intensa operação policial na região, com apoio aéreo de um helicóptero e a ação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal.
Horas depois da fuga espetacular, o suspeito foi encontrado à noite, às margens do Rio Mundaú, ainda em União dos Palmares. Vestindo uma camisa cinza e bermuda vermelha, ele foi capturado, e a maleta foi encontrada jogada no matagal.
Essa prisão é mais um exemplo do trabalho incansável das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e na manutenção da ordem pública. A atuação rápida e integrada das autoridades resultou na captura desse indivíduo, que agora enfrentará a justiça pelos seus atos ilícitos. A população pode ficar um pouco mais tranquila com mais um criminoso perigoso tirado das ruas.