Na tarde desta terça-feira (9), a Polícia Civil de Alagoas realizou uma operação que resultou na prisão de um dos maiores líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) no estado. O homem, de 29 anos, foi surpreendido pelos policiais civis em um bar e restaurante localizado na parte alta de Maceió.
Segundo informações da Seção de Capturas da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), as investigações apontam que o líder preso foi denunciado por tráfico de drogas e outros crimes, juntamente com mais 104 membros do PCC, após uma investigação que teve início em abril de 2019.
O homem ocupava uma posição hierárquica relevante na cadeia de comando do PCC em Alagoas, sendo responsável pela função denominada “Geral do Sistema”. Suas atribuições incluíam o controle dos faccionados presos, a realização de “batismos” de novos integrantes, o cadastro dos membros do grupo, a organização do combate às facções rivais, como o Comando Vermelho, a elaboração de relatórios diários, semanais e mensais sobre mortes provocadas pelo PCC no estado, o controle de telefones celulares da facção dentro e fora dos presídios e a participação em conferências para traçar as ações do grupo criminoso em Alagoas.
De acordo com levantamentos, algumas lideranças da facção em Alagoas estão em outros estados, inclusive em presídios. O líder criminoso preso será encaminhado ao sistema prisional para responder perante a Justiça pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, entre outros.
Essa ação da Polícia Civil representa um importante golpe contra a criminalidade organizada no estado, demonstrando o compromisso das autoridades em combater o crime e manter a segurança da população.