Príncipe Harry viaja para o Reino Unido para visitar o pai, rei Charles III, diagnosticado com câncer de próstata.

O príncipe Harry, parte da família real britânica, está a caminho do Reino Unido para visitar seu pai, após o anúncio de que o rei Charles III foi diagnosticado com câncer. O câncer do monarca, de 75 anos, foi diagnosticado de forma precoce, como informou o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, nesta terça-feira.

Harry, que possui uma relação tumultuada com o restante da família real britânica, residente na Califórnia com a esposa Meghan Markle e seus dois filhos, Archie e Lilibet, desde a abdicação de suas funções reais em 2020, decide retornar ao Reino Unido para acompanhar o pai nesse momento delicado. Espera-se que esse gesto seja visto como um sinal de trégua nas disputas internas da família real.

De acordo com informações do Palácio de Buckingham, Charles III adiará compromissos e aparições públicas por conta do início do tratamento contra a doença. A expectativa é que ele consiga realizar um tratamento eficaz para se recuperar totalmente, como revelou o monarca.

Informações da imprensa britânica indicam que o rei comunicou o diagnóstico aos seus filhos, príncipe William e príncipe Harry, além de seus três irmãos, Anne, Edward e Andrew. A notícia da doença de Charles III vem pouco tempo após ele passar por uma cirurgia na próstata, que revelou a presença de uma forma de câncer que, no entanto, não foi especificada.

A condição de aumento da próstata, conhecida como hiperplasia prostática benigna, é comum entre homens mais velhos. Nesse sentido, o rei Charles lida com sintomas de dificuldade para urinar e sensação de urgência para urinar, comuns em homens com a mesma idade. A condição é análoga à menopausa nas mulheres, de acordo com o especialista em próstata Peter Albertsen, da Universidade de Connecticut.

A preocupação com a saúde do monarca também tem um histórico familiar, uma vez que seu avô, George VI, sofreu com a deterioração de sua saúde após ser diagnosticado com câncer de pulmão em 1948, falecendo quatro anos depois. A notícia agora fica por conta da recuperação do rei Charles III e do apoio da família, com a chegada de Harry ao Reino Unido para estar a seu lado neste momento delicado.

Sair da versão mobile