Durante o evento, a princesa foi vista ao lado de seu suposto namorado, que também está na tripulação do navio-escola Juan Sebastián Elcano. As fotos da princesa Leonor sorridente no meio do público foram amplamente divulgadas, mostrando que ela aproveitou bastante o momento de descontração.
Apesar da polêmica dos hematomas, que causaram preocupação na imprensa, foi revelado que as marcas no braço da princesa foram ocasionadas por um acidente no convés do navio. Segundo o jornalista Alejandro Entrambasaguas, a princesa escorregou devido ao movimento do barco e acabou batendo em uma das grades.
Leonor passará um semestre a bordo do navio-almirante Juan Sebastián Elcano, fazendo paradas em diversos países, incluindo Brasil, Uruguai, Chile, Peru, Panamá, Colômbia e República Dominicana, antes de finalizar o treinamento em Nova York, nos Estados Unidos. Quando ascender ao comando da monarquia espanhola, ela será a chefe das Forças Armadas, seguindo os passos de seu pai e avô.
A viagem de 17 mil milhas náuticas, iniciada em janeiro, está programada para terminar em junho. A presença da princesa Leonor no Brasil chamou a atenção dos brasileiros, que receberam a futura monarca com entusiasmo e curiosidade. Com a capacitação na Marinha, a princesa está se preparando para assumir um papel importante na família real e no país.