Primeiro dia do Enem 2023 tem provas de Linguagens, Códigos, Ciências Humanas e Redação sobre trabalho de cuidado da mulher no Brasil.

Neste domingo (5), teve início o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Na primeira rodada de provas, os participantes enfrentaram questões relacionadas às disciplinas de Linguagens, Códigos, Ciências Humanas e suas Tecnologias.

História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Física, Artes, Língua Portuguesa, Literatura, Inglês ou Espanhol foram alguns dos temas abordados nas provas de hoje. Ao todo, foram aplicadas 90 questões de múltipla escolha.

Além disso, os candidatos também tiveram que elaborar uma redação sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. O tema surpreendeu os estudantes, como foi o caso de Beatriz Castelano, de 17 anos, que realizou a prova em São Paulo.

Outra candidata paulista, Fernanda Alice, de 16 anos, destacou as questões de Literatura. Já Giovanna Lucas Rangel, 19 anos, falou sobre outros assuntos cobrados na prova enquanto prestava o exame em Brasília.

Após o término das provas, o ministro da Educação, Camilo Santana, fez um balanço do primeiro dia do Enem. Ele ressaltou a ausência de cerca de 28% dos inscritos, totalizando aproximadamente 7 mil e 300 candidatos eliminados por uso de aparelhos eletrônicos ou saída antecipada das provas. Sobre o vazamento de imagens das provas na internet, o ministro explicou o ocorrido.

No próximo domingo, dia 12 de novembro, os candidatos enfrentarão as provas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

A nota obtida no Enem possibilita ao participante concorrer a vagas em instituições de Ensino Superior públicas, através do Sisu, e privadas, através do Prouni, que oferece bolsas, e do Fies, que oferece financiamentos estudantis. Além disso, a nota também pode ser utilizada nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep, instituto ligado ao Ministério da Educação e responsável pela realização do exame.

Portanto, o Enem é um importante instrumento de acesso ao ensino superior no Brasil e também oferece oportunidades de estudo no exterior. Neste ano, a prova contou com um tema relevante, que busca dar visibilidade ao trabalho de cuidado realizado pelas mulheres e a necessidade de enfrentar os desafios relacionados a essa questão.

Sair da versão mobile