Presidente Lula terá reuniões e encontros com autoridades estrangeiras em Nova York durante a 79ª Assembleia Geral da ONU.



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), está prestes a desembarcar em Nova York para participar da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Sua programação já prevê reuniões bilaterais e encontros com pelo menos quatro autoridades importantes.

Lula chegará à cidade no sábado, 21 de setembro, em um horário ainda a ser confirmado. No dia seguinte, domingo, participará da sessão de abertura da Cúpula do Futuro na sede da ONU, onde está prevista a assinatura do Pacto para o Futuro, documento que trará compromissos para o sistema multilateral em temas como desenvolvimento sustentável, paz e segurança internacionais, ciência, tecnologia e cooperação digital, juventude e gerações futuras, e a reforma da governança global.

O petista terá uma série de reuniões bilaterais durante sua estadia. A primeira será com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen. Além disso, ele se encontrará com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, com quem organiza o evento paralelo “Em defesa da democracia. Lutando contra extremismo”, a ser realizado na terça-feira.

Lula é um grande defensor da assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, e esse tema deverá estar presente nas discussões. Além disso, o presidente brasileiro manterá o diálogo com países do Sul Global, tendo uma bilateral prevista com o primeiro-ministro do Haiti.

O discurso de Lula na abertura do debate geral da ONU está agendado para terça-feira, antes do qual ele terá um encontro com o secretário-Geral das Nações Unidas. São esperados temas como meio ambiente, mudanças climáticas, redução das desigualdades, combate à fome, transição energética e reforma da governança global.

Após sua participação na ONU, Lula regressará ao Brasil na quarta-feira, mas antes participará da sessão de abertura da reunião de chanceleres do G20. Durante a presidência brasileira do G20, resultados importantes foram alcançados, como o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a proposta de taxação dos super-ricos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo