Presidente Lula relata acidente e cirurgia de emergência: “Estou curado e voltando para casa tranquilo”



Após passar por uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma na cabeça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva finalmente teve alta do hospital neste domingo (15). Ao lado da primeira-dama Janja, o petista concedeu uma coletiva de imprensa para contar detalhes do acidente que sofreu e falar sobre sua recuperação.

Lula, que tem 79 anos, estava internado no Hospital Sírio Libanês em São Paulo desde terça-feira (3), quando sofreu uma queda no banheiro de sua casa. O ex-presidente relatou que só teve noção da gravidade de sua situação após passar pela cirurgia na terça-feira à noite. Segundo ele, a recuperação foi muito acima do esperado e ele se sente curado, tranquilo e pronto para retomar suas atividades.

Durante a coletiva, Lula estava utilizando um chapéu para proteger a cabeça e afirmou que seguirá à risca as recomendações médicas de repouso relativo por cerca de 15 dias. No entanto, ele já planeja retomar suas atividades normais, com exceção de atividades físicas. A médica Ana Helena Germoglio afirmou que a recuperação do presidente foi excelente e ele já recebeu alta hospitalar.

A equipe médica de Lula explicou que ele passará por uma tomografia de controle na quinta-feira e que fez um procedimento preventivo na quinta-feira passada para evitar um novo sangramento. Com a melhora do quadro clínico, os cuidados intensivos foram reduzidos para semi-intensivos.

A previsão inicial era de que Lula tivesse alta no início desta semana, após passar por exames neurológicos que indicaram sua plena recuperação. Apesar disso, os médicos recomendam repouso relativo para que ele evite esforço físico e estresse emocional.

Após o anúncio de sua alta hospitalar, o presidente tinha como plano passar o Natal e o Ano Novo em casa, seguindo as orientações médicas e se dedicando à sua recuperação. Com uma recuperação surpreendente, Lula se mostrou confiante e agradecido pela equipe médica que cuidou dele durante esse período delicado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo