Durante a cerimônia, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a amplitude dos serviços que serão oferecidos na nova unidade. “Serão 60 pessoas atendidas diariamente na radioterapia. Mas não é só isso. Todo tratamento para vários tipos de câncer, transplante de medula óssea, agora teremos também 14 novos leitos. Será um trabalho integrado e multiprofissional para apoio a esses pacientes”, afirmou a ministra, reforçando a importância de um atendimento abrangente e de qualidade.
Além disso, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, salientou a importância desta inauguração no contexto das crescentes projeções de incidência de câncer tanto no estado quanto no país. “No triênio de 2025 a 2027, a expectativa é de que os casos de câncer cresçam 7% no Brasil. E, pela característica da população do Rio Grande do Sul, com uma maior proporção de idosos, a projeção é de um aumento de 15% na incidência de casos de câncer”, alertou Leite.
O evento também serviu de palco para a assinatura da autorização para contratação de duas importantes obras para a rede de saúde gaúcha: o Centro de Apoio ao Diagnóstico e Terapia e o Centro de Atendimento ao Paciente Crítico e Cirúrgico. Ambas as obras estão inseridas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, que visa promover o desenvolvimento e a melhoria da infraestrutura de saúde no país.
A inauguração do Centro de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição e os futuros investimentos na rede de saúde do Rio Grande do Sul representam um horizonte promissor para o atendimento oncológico e hematológico na região. Este é um passo contundente no fortalecimento do sistema de saúde pública do estado, permitindo um tratamento mais eficaz e humano aos pacientes que enfrentam o câncer.
Este evento não apenas sublinha a relevância de investimentos contínuos na saúde pública, mas também reforça o compromisso do Governo Federal em responder às necessidades emergentes da população, especialmente em áreas críticas como a oncologia. A expectativa é de que estas iniciativas se traduzam em melhores resultados de saúde para milhares de brasileiros, propiciando um atendimento mais digno e adequado.