Lula estava na cidade baiana para participar da entrega de obras de saneamento e abastecimento de água, que fazem parte do Programa Água Para Todos, integrante do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contam com recursos federais e estaduais. Durante sua estadia em Paramirim, o presidente também teve um susto ao ter os dedos da mão esquerda presos na porta do carro. O incidente aconteceu enquanto ele cumprimentava moradores inclinado para fora da janela traseira, sendo surpreendido pelo fechamento brusco da porta pelo segurança.
Na segunda-feira, 12, Lula apareceu em um vídeo caminhando enquanto incentivava os brasileiros a fazerem o mesmo, mesmo com o braço enfaixado. O presidente tem diversas viagens programadas para as próximas semanas por diferentes regiões do país, como parte de uma estratégia para promover agendas e aumentar a popularidade do governo, definida pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira.
Além de Lula, a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e diversos ministros de Estado também estão incluídos no plano de viagens. A agenda do presidente promete ser movimentada nas próximas semanas, com a intenção de estreitar o contato com o povo brasileiro e fortalecer a imagem do governo.