Segundo o ministro, as ações e medidas a serem adotadas serão detalhadas ao longo do dia seguinte, em uma série de anúncios relacionados ao tema. Pimenta afirmou que o governo deseja tratar a questão dos incêndios como uma pauta de Estado e não apenas de governo, buscando a união e cooperação de todos os setores.
Entre os convidados para a reunião agendada estão os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o Procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. Até o momento, as presenças de Pacheco, Lira e Barroso foram confirmadas.
Paulo Pimenta informou que ao longo do dia anterior, o presidente Lula realizou reuniões com ministros e especialistas para discutir a situação dos incêndios, buscando um diagnóstico atualizado da emergência climática. As medidas finais e urgentes serão anunciadas após a reunião com os Poderes.
Além disso, a Casa Civil está em contato com os governadores para promover uma reunião com Lula ainda esta semana, podendo envolver também a participação de representantes dos municípios. O ministro da Secom ressaltou a importância de ações efetivas e urgentes que precisam ser adotadas em conjunto, visando a solução do problema dos incêndios no país.