Presidente do Senado não descarta votar Orçamento de 2025 no sábado, antes do recesso parlamentar, devido ao calendário apertado.



O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não descarta a possibilidade de votar o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 no próximo sábado (21/12), devido ao calendário apertado do Congresso Nacional nos próximos dias. Em uma declaração após o fim da sessão no plenário do Senado na terça-feira (17/12), Pacheco afirmou que, apesar de ser regimentalmente possível realizar a votação no final de semana, a intenção é agilizar o processo ao máximo, permitindo o devido amadurecimento das discussões.

Com a previsão inicial de encerramento dos trabalhos do Congresso na sexta-feira (20/12), a proximidade do recesso parlamentar trouxe a questão da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), do Orçamento e de três projetos ligados ao pacote de corte de gastos do governo ainda pendentes. A LDO já foi aprovada pela Comissão Mista do Orçamento e está sendo discutida em uma sessão conjunta da Câmara e do Senado nesta quarta-feira (18/12).

Apesar do recesso do Congresso estar programado para começar apenas na segunda-feira (23/12), o presidente do Senado, que também é presidente do Congresso, poderia convocar uma sessão extraordinária no sábado para votar o projeto orçamentário caso fosse necessário. O relator da LOA, senador Angelo Coronel (PSD-BA), ressaltou a importância de aguardar a definição do pacote de corte de gastos, que inclui mudanças no salário mínimo, para concluir seu parecer. Dessa forma, a possibilidade de votar o Orçamento no limite do início do recesso não está descartada.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo