Presidente do PT acusa Elon Musk de comandar protesto bolsonarista no Brasil através do X, rede social do chefe de eficiência governamental dos EUA.

Neste fim de semana, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, fez duras críticas ao chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos, Elon Musk, acusando-o de estar “usando o X” para “comandar” um protesto de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro no Brasil. A declaração da deputada federal aconteceu em uma postagem na rede social X, pertencente ao funcionário do presidente Donald Trump, onde também foram feitas críticas à atitude de “bater continência” para os Estados Unidos.

Segundo Gleisi, Musk estaria instrumentalizando a mobilização da direita brasileira na organização de manifestações pelo impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líder do PT. A postagem compartilhada por Musk falava em uma “onda nacional de protestos” marcada para o dia 16 de março, e incluía fotos de manifestações da direita na Avenida Paulista. O empresário ainda comentou “uau” ao republicar a publicação, o que gerou controvérsia nas redes sociais.

A hashtag “#ForaLula” chegou ao topo do ranking de “Assuntos do Momento” na rede social X, evidenciando o impacto das postagens críticas ao presidente brasileiro após a divulgação da pesquisa Datafolha que apontava uma queda significativa na sua aprovação.

Gleisi Hoffmann não poupou palavras ao criticar a suposta influência de Elon Musk nos movimentos políticos do Brasil, enfatizando a questão da soberania nacional e destacando a entrega do país aos interesses estrangeiros. A postura da presidente do PT revela a polarização política existente no país e como figuras internacionais podem despertar reações intensas no cenário político nacional.

Sair da versão mobile