Presidente do ICMBIO será ouvido na CPI das ONGs sobre implicações de uso de recursos públicos



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs terá hoje um importante depoimento agendado. O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Mauro Oliveira Pires, será ouvido a partir das 11 horas. O convite foi feito pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) e se baseia na necessidade de esclarecimentos sobre as implicações relacionadas ao nome de Pires, que surgiram durante as investigações da CPI.

Valentim justifica seu requerimento mencionando os depoimentos e documentos apresentados até o momento, que fazem referência ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Ele destaca a utilização dos recursos públicos recebidos pelo ICMBIO, inclusive recursos de origem externa, questionando sua origem, legalidade e destinação. A CPI já realizou análises técnicas que apontam a necessidade de ouvir Pires.

Na semana passada, a CPI das ONGs promoveu uma sessão extraordinária para aprovar outro requerimento importante. O documento convidava a procuradora-geral da República interina, Elizeta de Paiva Ramos, a comparecer à comissão para receber uma representação contendo denúncias de abuso de poder, maus tratos, agressões e truculência por parte de agentes do ICMBio contra moradores da reserva Chico Mendes.

O presidente da CPI, senador Plínio Valério (PSDB-AM), também falou sobre as violações cometidas pelos agentes do ICMBio durante um pronunciamento no Plenário. Ele destacou que os moradores da reserva Chico Mendes, no Acre, estão sendo vítimas de uma série de crimes, que vão desde o descumprimento de direitos constitucionais, como o direito à educação e à inviolabilidade do domicílio, até a restrição à liberdade de locomoção e o tratamento desumano e degradante. Tais afirmações reforçam a necessidade de investigação em relação ao ICMBio.

O depoimento de Mauro Oliveira Pires acontecerá no Plenário nº 6, na Ala Senador Nilo Coelho. A expectativa é que ele possa trazer esclarecimentos importantes para o desenrolar das investigações da CPI das ONGs. A comissão tem como objetivo investigar possíveis irregularidades envolvendo ONGs e o uso de recursos públicos, e o depoimento do presidente do ICMBio certamente será um momento-chave nesse processo.

É importante ressaltar que a reprodução deste texto é autorizada mediante citação da Agência Senado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo