Segundo o dirigente, é importante monitorar de perto essa tendência, que está ameaçando interferir no cumprimento das metas do Fed. No entanto, Musalem afirmou também que prevê o mercado de trabalho permanecendo próximo do pleno emprego.
“Eu enxergo o risco de estagnação da inflação como sendo maior do que o risco de uma queda substancial no mercado de trabalho. Apesar de não ser o cenário principal, há a possibilidade de o Fed se deparar com metas conflitantes de seu duplo mandato”, declarou Musalem.
O presidente do Fed de St. Louis alertou para as diversas mudanças em políticas comerciais, imigratórias, regulatórias, fiscais e energéticas implementadas pelo governo de Donald Trump, afirmando que essas medidas podem impactar significativamente a economia dos EUA. No entanto, Musalem acredita que os efeitos líquidos dessas mudanças devem ser pequenos a médio prazo.
Em meio a esse cenário de incerteza, o dirigente defende que o Comitê Federal de Mercado Aberto mantenha uma abordagem paciente em relação à política monetária. Musalem, que terá direito a voto nas decisões monetárias do Fed em 2025, ressaltou a importância de monitorar de perto os indicadores econômicos e estar preparado para agir de forma cautelosa diante dos desafios que se apresentam no horizonte.