Presidente do Cosems-AL representa Conasems em seminário internacional sobre planejamento da força de trabalho na saúde




No palco internacional na quinta-feira, 4, e experienciando o novo normal do futuro próximo, Rodrigo Buarque, o destemido presidente do Cosems-AL, honrou a posição de vice-presidente do Conasems no Seminário Internacional de Planejamento e Força do Trabalho na Saúde, acontecido na capital federal, Brasília. Acompanhando-o no grandioso evento estava a muito respeitada assessora técnica do Cosems-AL, Mirna Vaz.

Buarque, conhecido por sua eloquência e visão penetrante, não perdeu a oportunidade de destacar a significância do debate em questão tange ao aperfeiçoamento do sistema de saúde. “O empoderamento da força de trabalho passa pelo essencial de qualificar os indivíduos que colocam a mão na massa pela saúde pública de nossa sociedade”, afirmou, enquanto jogava luz sobre a necessidade vital de discutir o planejamento da força de trabalho e a educação em saúde nos níveis locais, com aqueles que realmente realizam as atividades no campo. Segundo ele, essas discussões podem ter um ponto de partida através de tópicos que parecem elementares à primeira vista, mas têm implicações maiores que impactam diretamente na vida das pessoas.

O líder instigante da saúde enfatizou a importância ideal de fornecer cursos para os condutores de ambulância, de uma perspectiva mais humana para o tratamento do paciente. O evento, fruto do esforço conjunto da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, foi marcado pela apresentação do muito aguardado Censo da Força de Trabalho na Saúde e do Curso de Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde (FTS) no Sistema Único de Saúde (SUS).


Quinta-feira passou com uma vasta gama de discussões sobre temas cruciais, como o desafio de planejar a FTS de acordo com as necessidades de saúde em diferentes territórios, e painéis sobre o planejamento da FTS na atenção primária, atenção à saúde indígena, vigilância à saúde e ambiente, entre outros tópicos de importância equivalente.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo