Ao mencionar a relevância de um parlamento forte para evitar ditaduras, Hugo Motta ressaltou a importância de lutar pela democracia e de não permitir que os parlamentos sejam minados, pois isso é um dos primeiros sinais de ditaduras. O presidente destacou a necessidade de manter a democracia como pilar fundamental da sociedade brasileira.
O filme “Ainda Estou Aqui” narra a história da busca de Eunice Paiva pelo paradeiro de seu marido, o deputado Rubens Paiva, após ele ser preso pelo DOI-Codi durante a ditadura. A atriz Fernanda Torres interpreta Eunice no longa-metragem, sendo premiada com o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama por sua atuação. O filme também recebeu outras indicações, como Melhor Filme Internacional e Melhor Filme.
Apesar do reconhecimento internacional, “Ainda Estou Aqui” também gerou críticas de agentes políticos ligados à direita brasileira, como o deputado federal Mario Frias (PL-SP), que classificou a obra como uma “peça de propaganda e desinformação comunista”. O PL, partido de Mario Frias, apoiou a candidatura de Hugo Motta e terá um representante na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
Com um discurso pautado na defesa da democracia e lembrando a importância de estar sempre ao lado do Brasil, Hugo Motta inicia sua jornada como presidente da Câmara dos Deputados, com a missão de garantir a representatividade e a proteção dos princípios democráticos em meio a um cenário político desafiador.