Uma das principais preocupações destacadas pelo presidente da AMA foi a qualificação das equipes municipais, tema central de uma reunião com o TCE-AL, onde Beltrão se encontrou com o conselheiro Fernando Toledo e o Procurador Chefe do Ministério Público de Contas, Ênio Pimenta. Além disso, Beltrão tratou com o vice-presidente do TCE-AL, conselheiro Otávio Lessa, sobre a destinação de parte do Imposto de Renda aos Conselhos Municipais da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa, visando apoiar ações sociais em benefício da população vulnerável.
Outro ponto importante discutido durante as reuniões foi o fortalecimento da parceria entre a AMA e a Escola de Contas do Tribunal de Contas de Alagoas, com o objetivo de oferecer capacitações voltadas para servidores municipais e contribuir para uma gestão pública mais eficiente e qualificada. Além disso, Beltrão reforçou a importância do diálogo e da parceria com o Tribunal de Contas da União em Alagoas e recebeu o apoio do superintendente regional da CGU, Nelton Martins Yin Filho, para capacitar os gestores municipais na correta aplicação das emendas parlamentares.
Ao final da série de encontros, Marcelo Beltrão destacou a disposição dos prefeitos em trabalhar com responsabilidade e transparência, e ressaltou a importância de criar uma proximidade entre os municípios e os órgãos de controle. A CGU manifestou interesse em futuras parcerias com a AMA e convidou o presidente para visitar a nova sede do órgão em Maceió. A iniciativa de Beltrão em fortalecer as relações com os órgãos de controle e fiscalização demonstra seu compromisso com uma gestão pública eficiente e transparente nos municípios alagoanos.