Para muitos, manter em atividade domínios mais antigos como Yahoo, Hotmail, BOL, UOL e AOL pode ser considerado “cringe”, ou seja, algo vergonhoso. Esses provedores, que foram extremamente populares nos anos 2000, aos poucos foram perdendo espaço para concorrentes como o Gmail, pertencente ao Google, e o Outlook, que se tornou a nova versão da caixa de mensagens da Microsoft.
Apesar disso, ainda existem pessoas que se mantêm fiéis aos seus e-mails clássicos. Simone Parpinelli, uma professora de inglês de 53 anos, por exemplo, utiliza o mesmo endereço do provedor Yahoo há 30 anos. Segundo ela, a familiaridade e a facilidade de visualização do Yahoo são os motivos que a fazem continuar utilizando esse e-mail.
Beatriz Gabrielly Alves, uma estudante de 25 anos, possui uma conta Hotmail desde 2008 e menciona que este ainda é o seu e-mail principal. Mesmo tendo uma conta Gmail para utilizar os serviços do Google, Beatriz prefere manter o Hotmail devido ao costume e à praticidade de manter suas redes sociais conectadas a este endereço.
Outro exemplo é Victor Momesso, um biólogo de 23 anos, que utiliza sua conta do Yahoo desde 2010 para acessar serviços como o Google Drive e a PlayStore. Para ele, a manutenção do mesmo e-mail evita o trabalho de ter que trocar todas as suas configurações e contas conectadas.
Apesar dos benefícios de manter um e-mail antigo, é importante ressaltar a importância da segurança cibernética. Empresas como a Think IT alertam que e-mails antigos podem ser mais vulneráveis a ataques de hackers devido à falta de tecnologias de proteção mais avançadas. Esses e-mails podem conter uma grande quantidade de dados pessoais que se tornam alvos atrativos para criminosos virtuais.
Portanto, independentemente do provedor de e-mail escolhido, é essencial manter as informações seguras com senhas robustas e estar atento à filtragem de mensagens de spam e de phishing. A segurança digital deve ser uma prioridade para todos os usuários de e-mail, independentemente da antiguidade ou modernidade do provedor utilizado.