Prefeitura e Governo de Alagoas colhem mais de 300 toneladas de milho e impulsionam agricultura familiar em Penedo, fortalecendo a economia local



A colaboração entre a Prefeitura de Penedo e o Governo do Estado, através do programa Planta Alagoas, apresenta um impacto significativo na agricultura familiar do município, com a previsão de colheita de mais de 300 toneladas de milho. Este esforço beneficiará 263 agricultores familiares, com a colheita programada para ocorrer no final de julho e uma expectativa de injeção de mais de R$ 100 mil na economia local.

O superintendente de Agricultura de Penedo, Genildo Gomes, destacou que o projeto envolve o cultivo de 429 tarefas de milho, abrangendo vários povoados e agricultores cadastrados. Cada um dos beneficiários recebeu 10 quilos de sementes de milho de alta qualidade, que poderão ser utilizados tanto para consumo humano quanto para ração animal. Essas sementes foram fornecidas pelo Governo de Alagoas, enquanto a Prefeitura se encarregou da assistência técnica, garantindo que os produtores tivessem o suporte necessário durante todo o processo.

O programa é estruturado de forma a otimizar recursos e eficiência. O Governo do Estado doou um total de 2.630 quilos de sementes, enquanto a Prefeitura ficou responsável pelo preparo do solo, plantio e fornecimento de horas-máquina, totalizando 526 horas de trabalho. O envolvimento de técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos foi fundamental para garantir a adequada execução do plantio.

A participação de 263 agricultores no projeto reflete um esforço coletivo em prol do desenvolvimento local, onde cada agricultor está cultivando em média 1,8 tarefa, resultando em um total de 429 tarefas cultivadas. A expectativa de colheita de 300 mil quilos de milho representa não apenas uma alternativa de renda para as famílias envolvidas, mas também contribui para a diversificação das culturas na região, com o plantio de milho e feijão.

Valdinho Monteiro, secretário de Agricultura e vice-prefeito, enfatizou a importância dessa parceria, ressaltando que, além de gerar renda, o programa Planta Alagoas é um passo em direção ao fortalecimento da agricultura local. Com a ambição de ampliar as operações no próximo ano, o governo municipal mostra seu compromisso com o crescimento da agricultura familiar, promovendo a sustentabilidade e economicidade para os pequenos produtores.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo