Historicamente, o teste físico era uniforme para todos os participantes, exceto no caso das mulheres, o que resultou em um elevado índice de reprovação. Na seleção do ano passado, realizada na Vila Militar, em Deodoro, mais da metade dos 900 candidatos inscritos não conseguiu aprovação, com apenas 393 sendo considerados aptos. A nova abordagem terá como foco a inclusão, permitindo que guardas de diversas idades possam se candidatar, desde que se sintam preparados para enfrentar o desafio.
O novo edital estabelece que as avaliações serão diferenciadas para homens e mulheres, organizando-as em categorias de idade: até 35 anos, 36 a 40 anos, 41 a 45 anos, 46 a 50 anos e acima de 51 anos. Além disso, os candidatos terão a oportunidade de repetir o teste caso não atinjam o índice mínimo na primeira tentativa, o que reflete uma maior flexibilidade no processo de seleção.
As inscrições terão início no Portal de Concursos da Prefeitura do Rio, a partir da meia-noite desta quarta-feira, e se encerrarão às 23h59 do dia 17 de abril. O prefeito Eduardo Cavaliere, em uma reunião do Compstat Rio, enfatizou que a nova medida visa ampliar o acesso para guardas municipais de todas as idades, promovendo maior equidade e utilizando de forma mais eficiente o efetivo disponível. A meta da administração é elevar o número de agentes para 1.200 até agosto deste ano e atingir 4 mil até 2028.
Além disso, a próxima turma incluirá os candidatos aprovados no edital anterior que ainda não foram convocados, com o chamamento progressivo previsto após a conclusão de investigações sociais.
A atuação da Força Municipal também está em expansão. O secretário de Segurança Urbana, Brenno Carnevale, informou que a Guarda Armada começará a patrulhar novas áreas, incluindo o calçadão de Campo Grande. Nos últimos dias, a Força Municipal atuou em locais estratégicos, como o Terminal Gentileza e a Rodoviária do Rio. Em apenas três semanas de operações, foram realizadas 224 abordagens e registrados 35 ocorrências, envolvendo crimes de furto, roubos e agressões, além da apreensão de duas réplicas de arma de fogo. Carnevale ressaltou que a alocação do efetivo será baseada em critérios objetivos, centrando-se em um patrulhamento ostensivo e preventivo para garantir maior segurança e visibilidade para a população carioca.





