Prefeitura do Pilar reúne feirantes para definir adequações no mercado público

Foto: Assessoria Pilar

A Prefeitura do Pilar realizou, na manhã desta terça-feira (19), no Centro Cultural Mestra Bida, um encontro com dezenas de pessoas que comercializam seus produtos na região do Mercado Público Municipal. O objetivo foi proporcionar a cada feirante a oportunidade de expor seu ponto de vista sobre quais benfeitorias precisam ser feitas para melhorar não somente as condições de trabalho, mas também proporcionar mais conforto ao consumidor.

Ao término da reunião, o Município facultou aos participantes a possibilidade de a tradicional feira livre seguir em seu local de origem, atendendo à solicitação dos próprios trabalhadores. Por maioria, eles decidiram permanecer no espaço onde muitos garantem, há décadas, o sustento de famílias inteiras. Com a decisão, a Prefeitura, por sua vez, vai elaborar um novo projeto para executar uma série de serviços que se fazem necessários.

 

“Já tínhamos elaborado um projeto para deslocar a feira até um terreno que compramos ao lado da Avenida do Futuro. Mas algumas pessoas se mostraram contrárias, o que motivou a reunião de hoje. Agora, vamos trabalhar esta outra situação, de modo que possamos oferecer o que há de melhor no local onde a feira já funciona, padronizando as barracas e facilitando o fluxo de veículos, bem como a carga e descarga dos produtos”, disse o prefeito do Pilar, Renato Filho.

No mesmo encontro, também ficou definido que uma comissão formada por feirantes e comerciantes vai acompanhar a elaboração do novo projeto. “Com isso, vamos proporcionar melhores condições de trabalho aos feirantes, além de mais conforto ao consumidor que frequenta o mercado. Ao término das intervenções, teremos um mercado moderno, limpo, organizado e acessível”, emendou o prefeito, destacando, ainda, a importância de todos contribuírem para a limpeza de cada ambiente.

Engenheiro da Prefeitura, Gilberto Macedo também participou do encontro. Segundo ele, as adequações vão beneficiar, diretamente, cerca de 20 mil pessoas. “Vamos começar, do zero, avaliando se este local pode receber a mesma estrutura que planejamos para a Avenida do Futuro, considerando aspectos como estacionamento, acesso das pessoas que residem no entorno, normas da Vigilância Sanitária, entre outros”, salientou Macedo.

Gilvan Gomes, por sua vez, é comerciante na região do mercado já há 10 anos e conta que ficou satisfeito com a iniciativa da Prefeitura. “Achei louvável o fato de o prefeito também ter convidado nós comerciantes, dando vez e voz a todos. Entendemos que a Prefeitura já tinha um projeto para mudar o local da feira, mas precisamos respeitar a maioria. E ele [Renato Filho] foi mais uma vez muito sensível às nossas propostas. Espero que, em breve, os pilarenses possam usufruir de um espaço mais organizado”, disse Gomes.

A reunião contou, ainda, com as presenças dos secretários municipais de Governo, Infraestrutura e Comunicação, Paulo Santos, Rafael Barros e Tasso Ramon, respectivamente

*Com Assessoria

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo