Anteriormente, o campo era utilizado pelos moradores locais, porém contava apenas com traves e piso de barro. Com o projeto da Arena São João, a proposta é transformar o local em um espaço mais adequado e completo para a prática esportiva. Estão previstas a instalação de grama sintética, traves, arquibancadas, alambrados, pintura, vestiários feminino e masculino, além de refletores.
A Arena São João faz parte de um pacote de 30 areninhas que serão distribuídas em 11 bairros de Maceió, como parte de um programa de investimento que ultrapassa os R$ 46 milhões. No caso do Conjunto Novo Mundo, a nova arena está inserida no lote 6, que contempla também a Vila Emater, no bairro da Jacarecica, e o Vale do Reginaldo, no bairro do Farol, com um valor estimado de R$ 4 milhões e 975 mil.
O programa das Areninhas tem como objetivo promover o esporte e o lazer em Maceió e já alcançou 15 localidades da capital alagoana. As intervenções realizadas visam revitalizar espaços públicos, antes abandonados, para beneficiar os moradores, proporcionando cidadania, inclusão social e bem-estar para a comunidade.
Dessa forma, a iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Seminfra, representa não só um investimento em infraestrutura esportiva, mas também um esforço em transformar espaços físicos em locais de convivência e prática esportiva para a população local.