Um exemplo claro do sucesso dessas medidas foi evidenciado recentemente com a divulgação dos resultados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Maceió encerrou o primeiro trimestre de 2024 com um saldo positivo de 1.014 novos empregos formais. Em março, a média diária de contratações foi de 13 novos empregos, totalizando um saldo positivo de 397 vagas. Enquanto a capital alagoana apresentou crescimento na geração de empregos, o estado de Alagoas como um todo registrou queda nesse aspecto.
Esses resultados positivos são fruto da implantação de programas municipais que visam a capacitação e a empregabilidade da população. Um desses programas é o Emprega Maceió, uma ação itinerante realizada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes), que já atendeu mais de cinco mil pessoas em comunidades como Chã de Bebedouro, Benedito Bentes, Vila Brejal, Fernão Velho, Chã da Jaqueira, Vergel do Lago, Clima Bom e Jacintinho.
O Emprega Maceió tem como objetivo principal ampliar a capacitação de trabalhadores desempregados ou em busca do primeiro emprego, atendendo principalmente as regiões com maior incidência de desemprego na parte alta da cidade. A iniciativa oferece serviços como cadastramento de currículos, expedição da Carteira de Trabalho Digital, acesso ao seguro-desemprego, inscrições em cursos profissionalizantes e encaminhamento para entrevistas de emprego.
Outra política importante é o Emprego na Mão, um mutirão itinerante de entrevistas de emprego que tem impactado positivamente a vida dos maceioenses. Em quatro ações realizadas pela cidade, mais de quatro mil atendimentos foram feitos, oferecendo oportunidades de emprego para centenas de profissionais. As empresas parceiras do programa geralmente dispensam a experiência prévia na área, facilitando a contratação imediata.
Além dessas iniciativas, a Prefeitura de Maceió lançou o Qualifica Maceió, programa que visa gerar empregos na capital por meio da qualificação profissional e encaminhamento dos candidatos diretamente para as empresas. Até o momento, sete turmas foram formadas, totalizando 170 alunos já selecionados por empresas parceiras.
Em abril do ano passado, a Prefeitura lançou um sistema online de atendimento que obteve grande sucesso, com milhares de desempregados e empresas cadastradas solicitando funcionários por meio da plataforma. Já em março deste ano, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Semtes lançou o programa Emprega Delas, visando a inserção gratuita de mulheres no mercado de trabalho e seu fortalecimento econômico.
Essas políticas e programas têm contribuído significativamente para a geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Maceió, consolidando a cidade como um polo de empregabilidade e desenvolvimento econômico em Alagoas.