De acordo com Marcelle Telles, superintendente de Governança e Gestão Interna da Semed, a prefeitura garantiu a participação de todos os professores da Educação Infantil até o 9º ano, além dos diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos. Serão atendidos também todos os alunos dos 6°, 7° e 8° anos da rede pública de ensino, totalizando 6.385 estudantes.
Desde o mês passado, o tema “vida e obra de Van Gogh” tem sido trabalhado nas salas de aula, preparando os estudantes para essa experiência enriquecedora. A exposição permitirá que as crianças e adolescentes explorem e vivenciem as obras de um dos maiores pintores da humanidade, por meio de recursos tecnológicos que proporcionam uma percepção dinâmica e diferenciada de apreciação de arte.
“A Prefeitura de Maceió, por meio da Semed, está empenhada em oportunizar a participação dos estudantes e dos professores da rede nessa exposição. As experiências imersivas proporcionarão o desenvolvimento de habilidades perceptivas e fruitivas, ampliando a compreensão das obras de arte interativas”, explicou Ana Márcia Cardoso, coordenadora Técnica de Práticas Pedagógicas e Avaliativas da Semed.
Ainda não há um calendário definido para a visitação dos estudantes, mas a expectativa é que a experiência seja marcante e enriquecedora para todos os participantes. A secretária municipal de Educação, Jó Pereira, ressaltou a importância desta oportunidade, destacando o apoio total do prefeito JHC. Para ela, essa experiência sensorial despertará nas crianças e adolescentes o gosto pela arte e pelo conhecimento, acompanhando-os ao longo da vida.
A participação dos professores na imersão também é uma forma de reconhecimento e homenagem por parte do Município de Maceió, em alusão ao Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro. Na última terça-feira (19), a secretária municipal de Educação, juntamente com o prefeito JHC, a primeira-dama Marina Candia e outros secretários municipais, participou do lançamento da Exposição Imersiva Van Gogh Live 8k.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Maceió e a Semed estão investindo na formação cultural e educacional dos estudantes e valorizando o trabalho dos professores. A expectativa é de que essa experiência deixe uma marca duradoura na vida de todos os participantes, despertando o interesse pela arte e pelo conhecimento em cada um deles.