A Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), está acelerando as obras de requalificação viária em importantes corredores de transporte na capital alagoana. Com um investimento robusto de R$ 82.287.591,28 milhões, provenientes de recursos próprios, a iniciativa abrange 11 intervenções estratégicas.
Os trabalhos, já em andamento, abrangem desde a orla marítima do Pontal da Barra até o Posto 7, no bairro da Jatiúca, e incluem importantes avenidas como Assis Chateaubriand, da Paz, Doutor Antônio Gouveia e Álvaro Otacílio. Em termos de extensão, a Seminfra informa que cerca de 40,16 km de ruas e avenidas serão totalmente revitalizados.
O processo de requalificação se destaca pela técnica de fresagem, que remove o asfalto deteriorado e com buracos, para a subsequente aplicação de novas camadas asfálticas. “Isso garantirá que as principais vias usadas por transportes coletivos, motoristas e motociclistas da capital estejam em excelentes condições, com sinalização completa. Isso melhorará significativamente a trafegabilidade para a população maceioense”, ressalta Lívio Lima, secretário municipal de Infraestrutura.
As obras se concentram nos seguintes corredores: orla marítima (do Pontal da Barra até a Avenida da Paz, próximo ao Porto de Maceió); do porto até a Álvaro Otacílio, no Posto 7; Rua Formosa, Ponta Grossa; Avenida Governador Luís Cavalcante, no Tabuleiro do Martins; Avenida Rotary até a Avenida Muniz Falcão, na Gruta de Lourdes; Avenida Gustavo Paiva, na Mangabeiras, até a Rua Barão de Atalaia, no Centro; Rua José Gonzaga Almeida, no Clima Bom; Avenida Comendador Leão, incluindo Avenida Dona Constança até a Almirante Álvaro Calheiros; Avenida Afrânio Lages, no bairro da Cambona, até a Avenida Álvaro Calheiros, na Jatiúca; Avenida Sebastião Correia, no Petrópolis, até a Feira do Tabuleiro; e Avenida Presidente Getúlio Vargas, na Serraria. Alguns trechos já foram concluídos, enquanto outros ainda estão em execução.
Além disso, outras avenidas receberam esse tipo de intervenção, entre elas Sandoval Arrochelas, na Ponta Verde; João Davino e Júlio Marques Luz, na Jatiúca; Benedito Bentes e Mundaú, no Benedito Bentes; Galba Novaes, no Petrópolis; e a Rota da Lagoa, entre Cambona e Vergel do Lago.
Desde 2021, a Prefeitura de Maceió já executou obras de implantação, recapeamento e requalificação em mais de 340 ruas, espalhadas por toda a capital, demonstrando um compromisso contínuo com a melhoria da infraestrutura urbana, com benefícios palpáveis para a mobilidade e qualidade de vida dos moradores.