Graças a essas obras, não houve nenhum registro de feridos ou mortos devido a deslizamentos de encostas durante o período chuvoso. A engenheira fiscal da obra, Alicia Carolina Lourenço, destacou que os serviços se concentraram em duas frentes: proteção e contenção, utilizando tecnologias definitivas e preventivas.
Alicia explicou que as obras de proteção envolveram o uso de tecnologia geocomposta, visando proteger encostas com menor declividade, prevenindo que a erosão se torne significativa ao longo do tempo. Já os serviços com metodologia definitiva foram direcionados para encostas mais deterioradas, com alta declividade, utilizando tecnologias eficazes baseadas em estudos técnicos e considerando as especificidades de cada barreira.
Ao todo, vinte encostas foram contempladas em 2023, tornando as ações da Prefeitura o maior programa de contenção de taludes já visto em Maceió. Dessas, sete receberam obras de contenção, com aplicação de solo grampeado, gabião, geomanta, drenagem e aterro controlado, enquanto treze foram beneficiadas com tecnologia de geocomposto.
Das vinte barreiras, quinze já foram finalizadas e as outras cinco estão em andamento. Os serviços foram realizados em diversas localidades, incluindo Morada dos Palmares, no Tabuleiro do Martins; Chã do Bebedouro; Vale do Reginaldo, no Poço; Grota da Alegria, no Benedito Bentes; Grota da Macaxeira, no Jacintinho; João Sampaio, no Petrópolis; Cruz das Almas; Pau D’Arco, no Jacintinho; Chã da Jaqueira; Fernão Velho; Grota do São Rafael, entre o Jacintinho e a Mangabeiras; Leste-Oeste; e Grota do Andraujo, em Riacho Doce.
Com essas iniciativas, a população que vive nas encostas de Maceió pôde deixar o medo para trás e desfrutar de uma maior segurança e proteção, graças ao compromisso e investimento da prefeitura em obras de contenção e proteção.