Um dos serviços essenciais é o Acolhimento Institucional, que funciona em unidades com características residenciais e estrutura adequada para atender às necessidades dos usuários. Atualmente, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) administra nove abrigos estrategicamente localizados para oferecer proteção integral a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Todos esses abrigos passaram por melhorias durante a atual gestão, visando proporcionar mais conforto aos usuários.
Três desses abrigos são destinados ao acolhimento de menores de idade em situação de abandono ou que foram retirados de suas famílias por determinação judicial. As unidades localizadas no bairro da Pitanguinha oferecem espaços amplos e seguros, com quartos equipados, banheiros, área de preparação de alimentos, refeitório e espaço de lazer.
Dentro desses abrigos, existem diferentes serviços de acolhimento, como o Serviço de Acolhimento Institucional Rubens Colaço, que recebe crianças de 0 a 6 anos, o Serviço de Acolhimento Institucional Luzinete Soares, destinado a meninas de 7 a 17 anos, e o Serviço de Atendimento Institucional Acolher, para meninos na mesma faixa etária.
Um exemplo dessas ações é a história de Carla e Jorge (nomes fictícios), que vivem no abrigo Rubens Colaço e recebem todo o acompanhamento necessário, indo à escola, fazendo suas lições, brincando e participando de atividades recreativas proporcionadas pelo abrigo.
Além do acolhimento de menores, a Prefeitura de Maceió inaugurou em 2024 a Casa de Acolhimento para imigrantes venezuelanos da etnia Waraos, no bairro Cidade Universitária. Para aprimorar os serviços, a Semdes realizou um Processo Seletivo Seriado para contratar profissionais de nível superior e ampliar o atendimento aos assistidos.
Ao longo dos anos de 2021 a 2024, o serviço de acolhimento atendeu 4.700 pessoas em diversas situações, como pessoas em situação de rua, crianças e adolescentes, e pessoas desalojadas devido a desastres naturais. A Prefeitura disponibiliza diversas unidades de acolhimento, como a Casa de Passagem Professor Manoel Coelho Neto, a Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência Vida a Vida, entre outras, garantindo assistência a grupos específicos.
Portanto, as ações da Prefeitura de Maceió visam fortalecer os serviços de acolhimento e garantir o bem-estar daqueles que necessitam de apoio em situações vulneráveis.