Segundo Callado, a prática de venda de cadastros é totalmente ilegal e o processo não deve ser intermediado por terceiros. O procedimento correto é que o interessado compareça pessoalmente à sede da Secretaria, localizada no bairro de Jaraguá, e realize todo o processo de forma gratuita. A única etapa que requer agendamento é feita por e-mail.
Os golpistas costumam se passar por parceiros da Prefeitura e solicitam quantias em dinheiro para facilitar o acesso dos indivíduos aos imóveis nos conjuntos habitacionais em construção pela administração municipal. Alguns chegaram ao absurdo de apresentar formulários idênticos aos utilizados pela secretaria, o que evidencia a sofisticação do esquema fraudulento.
Callado reforça a importância de a população confiar unicamente nas informações divulgadas pela Prefeitura, destacando que o cadastro habitacional é um serviço gratuito, sem qualquer tipo de cobrança para agendamento, inscrição ou concessão do imóvel. Em caso de suspeita de fraude, a orientação é procurar imediatamente uma delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência.
A gravidade da situação levou o secretário a acionar a Polícia Civil, registrando o Boletim de Ocorrência para que os golpistas sejam investigados e devidamente punidos. Para esclarecimentos adicionais, a população pode entrar em contato com a Secretaria por meio do telefone (82) 98704-2267.
Fica o alerta para que os moradores de Maceió estejam atentos e não se tornem vítimas desses golpes que visam tirar proveito da necessidade habitacional da população. A Prefeitura reforça seu comprometimento em oferecer um serviço público transparente, acessível e, acima de tudo, seguro para todos os cidadãos.