Os interessados em participar devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), localizada na Rua Alexandre Passos, no bairro Jaraguá. O secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, explicou que o processo de credenciamento terá início na próxima semana, entre os dias 16 e 20 de outubro.
Aqueles que pretendem vender água, flores e velas nos arredores dos cemitérios municipais devem se dirigir à Semsc para realizar a inscrição. Os documentos necessários incluem um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH), CPF, comprovante de residência e o preenchimento de um formulário de inscrição.
Vale ressaltar que a inscrição é pessoal e intransferível. Os comerciantes serão selecionados por ordem de inscrição, até o limite das vagas disponibilizadas por local. Ao todo, serão oferecidas 131 vagas de atuação em oito cemitérios públicos do município de Maceió.
A iniciativa da Prefeitura visa facilitar a comercialização de produtos no feriado de Finados, que tradicionalmente atrai um grande número de pessoas aos cemitérios. A presença dos ambulantes é importante para suprir a demanda por itens relacionados à ocasião, como velas e flores para homenagear os entes queridos.
Além disso, a autorização para operar como ambulante no Dia de Finados também representa uma oportunidade de renda extra para muitas pessoas da região. A atividade de comércio ambulante é uma forma de trabalho autônomo que permite aos indivíduos empreenderem e gerarem recursos financeiros por conta própria.
Essa medida da Prefeitura de Maceió demonstra a preocupação em regularizar e facilitar a atuação dos ambulantes, garantindo que eles possam desempenhar suas atividades de forma legal e segura. Através do credenciamento, a administração municipal busca organizar o comércio informal no feriado, evitando tumultos e assegurando melhores condições para ambulantes e visitantes dos cemitérios.