Prefeitura de Jaraguá promove inclusão de pessoas com deficiência no São João Massayó com ações de acessibilidade e apoio especializado.

Na última sexta-feira (21), teve início mais uma edição do São João Massayó em Jaraguá, e as ações de inclusão promovidas pela Prefeitura continuam ganhando destaque. Desde a chegada até a saída do evento, as pessoas com deficiência contam com apoio para desfrutar dos shows com segurança e conforto.

Uma das iniciativas disponibilizadas é o transporte em uma van especial, que leva e traz pessoas com deficiência até o local da festa. O serviço está em funcionamento desde o início do São João, no último sábado (22), e prossegue até o dia 28. Com embarque e desembarque em frente ao Clube Fênix Alagoana, na Avenida da Paz, a van realiza viagens às 18h, 20h30 e meia-noite, com retorno às 00h30, 01h30 e 3h.

Além do serviço de transporte, no polo principal do São João Massayó, a inclusão se mantém presente com o camarote PCD. Destinado exclusivamente para pessoas com deficiência e acompanhantes, o espaço conta com equipe especializada, rampas de acessibilidade, banheiros adaptados, totens em braile e audiodescrição da programação.

Paula Ravenala, cadeirante, elogiou a iniciativa do camarote PCD, destacando a importância de ter um espaço seguro e adaptado para aproveitar a festa. Ela enfatiza a sensação de inclusão proporcionada pelo ambiente e agradece por poder participar dos shows sem preocupações.

Uma novidade deste ano é a Sala de Regulação Sensorial, um espaço criado para acolher pessoas neurodivergentes, como autistas e portadores de TDAH, que possam estar passando por crises sensoriais durante o evento. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió, a Sala é a primeira do Nordeste a oferecer esse serviço em um evento público, seguindo exemplos de grandes festivais internacionais.

Laura Bizerra, coordenadora de Ações Estratégicas para PCDs da Semuc, ressaltou que todas essas ações fazem parte do Programa Maceió Inclusiva, visando promover a participação e sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão e da igualdade na comunidade. A Semuc busca proporcionar experiências culturais e sociais mais acessíveis e inclusivas para todos os cidadãos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo