A primeira ação de recadastramento ocorreu na Feira da Fumageira, localizada no bairro Primavera, e resultou em cerca de 700 cadastros. Esses dados são fundamentais para a Prefeitura, uma vez que o Código de Postura do município exige o cadastro dos feirantes para uso e ocupação do solo.
Segundo Lidiane Paes, superintendente de Fomento de Comercialização em Feiras e Mercado, o recadastramento é importante para possibilitar melhorias nos espaços de feiras e proporcionar uma experiência satisfatória tanto para os feirantes quanto para os consumidores. “Precisamos ter os dados todos organizados para fazer qualquer tipo de melhoria”, afirma Lidiane.
Normalmente, o processo de recadastramento é realizado no Centro Administrativo, onde os feirantes devem apresentar a documentação solicitada. No entanto, considerando que muitos trabalhadores não teriam tempo para comparecer, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo optou por fazer as ações in loco, em uma feira por semana.
Atualmente, Arapiraca conta com 12 feiras livres que abrigam aproximadamente 2.300 feirantes. Entre elas, destacam-se a Feira do Centro, Feira do Bairro Brasília, Feira do Peixe, Feira da Rua Nossa Senhora da Salete, Feira da Rua São Paulo, Feira da Fumageira, Feira do Cohab Velha, Feira do Baixão, Feira do Planalto (Cohab Nova), Feira do Canafístula, Feira da Vila São José (Lagoa do Rancho) e a Feira do Atacado.
A realização do recadastramento é de extrema importância para o bom funcionamento das feiras livres de Arapiraca, garantindo a regularidade e a segurança dos espaços. As ações continuarão nos próximos dias, abrangendo todas as feiras do município.