Prefeitura de Arapiraca e MDA/AL lançam Mutirão de Emissão de Documentos para trabalhadoras rurais, visando facilitar acesso a benefícios.



As trabalhadoras rurais do município de Arapiraca, em Alagoas, foram beneficiadas a partir desta quarta-feira (23) com a possibilidade de solicitar gratuitamente a emissão de diversos documentos. O serviço está sendo realizado na Escola Municipal de Campo, localizada no bairro Batingas, e é fruto de uma parceria entre o Escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural, Educação e Desenvolvimento Social.

Essa importante ação faz parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) e também envolve a participação de sindicatos de trabalhadores rurais. No primeiro dia do mutirão, estiveram presentes o secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural, Josimar da Silva, o coordenador do Ministério da Agricultura e Pesca (MAPA) em Alagoas, Jorge Marques, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Arapiraca, Geraldo Balbino, e o presidente-interino da União das Associações de Moradores de Arapiraca e do Agreste (UNAMAA), José Barbosa, conhecido como Barbosinha.

Além disso, diversos órgãos e instituições apoiam a iniciativa, como o Incra, o Instituto de Identificação do Estado de Alagoas, a Delegacia Regional do Trabalho, a Caixa Econômica Federal, a Fetag, a Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos (SEMUDH), a Emater e as prefeituras locais.

Durante o mutirão, estão sendo emitidos documentos como identidade (RG), CPF, carteira de trabalho (CTPS), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Imposto Territorial Rural (ITR). A ação prosseguirá até sexta-feira (25), atendendo à população rural na Escola de Campo, no bairro Batingas.

Vale ressaltar que essa mobilização faz parte de uma série de quatro mutirões realizados pelo MDA, que ocorrerão entre os meses de agosto e setembro nas cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios, União dos Palmares e Delmiro Gouveia. A expectativa é que seja possível realizar entre 1.200 a 1.600 atendimentos à população rural alagoana.

Essa iniciativa é de extrema importância para as trabalhadoras rurais, que muitas vezes encontram dificuldades para acessar documentos essenciais para exercerem seus direitos e cidadania. Com os documentos em mãos, elas poderão comprovar sua identidade, regularizar sua situação trabalhista e ter acesso a benefícios sociais e programas governamentais. Além disso, a emissão dos documentos é realizada de forma gratuita, o que contribui para a redução das desigualdades e para a inclusão social dessas mulheres brasileiras que dedicam suas vidas ao trabalho no campo.

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