O programa faz parte das ações do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) e conta também com a participação dos sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais. O Mutirão teve início às 8h30 na Escola Municipal de Campo, localizada no bairro Batingas, e contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural, o engenheiro-agrônomo Josimar da Silva, o coordenador do Ministério da Agricultura e Pesca (MAPA) em Alagoas, Jorge Marques, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Arapiraca, Geraldo Balbino, e o presidente-interino da União das Associações de Moradores de Arapiraca e do Agreste (UNAMAA), José Barbosa.
Diversos órgãos e instituições estão envolvidos nessa ação, como o Incra, Instituto de Identificação do Estado de Alagoas, a Delegacia Regional do Trabalho, a Caixa Econômica Federal, a Fetag, a Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos- SEMUDH, a Emater e as prefeituras. Os documentos que estão sendo emitidos são o RG, CPF, carteira de trabalho (CTPS), CA, CAR e ITR.
O Mutirão terá continuidade na quinta-feira (24) e será concluído na sexta-feira (25), novamente na Escola de Campo, no bairro Batingas. Essa ação é apenas uma das quatro que serão realizadas este ano pelo programa do MDA, nas cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios, União dos Palmares e Delmiro Gouveia. O objetivo é realizar entre 1.200 e 1.600 atendimentos junto à população rural de Alagoas, conforme afirmou o coordenador do Escritório do MDA em Alagoas, Gilberto Coutinho.
Essa iniciativa é de extrema importância para as trabalhadoras rurais, pois permite que elas tenham acesso aos documentos necessários para exercerem seus direitos e terem uma vida mais digna. Além disso, ela também representa uma parceria efetiva entre diversos órgãos e instituições, visando promover o desenvolvimento das áreas rurais e garantir uma melhor qualidade de vida para os agricultores e agricultoras de Alagoas.