Dos sete prefeitos restantes, cinco foram indicados pelos gestores que ocupam atualmente o cargo mas não teriam mais a possibilidade de se reeleger. Apenas em Formosa e Alexânia, os eleitos representaram uma vontade de mudança por parte do eleitorado. Nos municípios de Águas Lindas, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo e Planaltina, os atuais prefeitos conseguiram mais quatro anos para dar continuidade aos projetos que implantaram.
Em Cocalzinho, Alessandro Barcelos já havia sido eleito como vice e assumiu a prefeitura em 2021 após o falecimento do prefeito anterior. Nas cidades de Cidade Ocidental e Cristalina, os novos prefeitos não eram desconhecidos do eleitorado, pois já ocupavam cargos como vice-prefeitos. Em Valparaíso e Santo Antônio do Descoberto, os prefeitos receberam apoio do atual prefeito para as eleições.
Os vereadores eleitos nos municípios do Entorno variaram entre reeleições, primeiros mandatos e ocupações anteriores do cargo. O quadro do legislativo caminha conforme o mapa político da região, em que todos os eleitos fazem parte da direita no Brasil. Partidos como União Brasil, PP, MDB e PL foram os que mais elegeram vereadores, demonstrando uma preferência dos eleitores por partidos de centro-direita ou direita.
As eleições no Entorno anteciparam a disputa pela direita em Goiás, com apoio de figuras como o ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador Ronaldo Caiado. O governador foi o maior cabo eleitoral na região, apoiando diretamente oito prefeitos eleitos. De todos eles, em duas situações os vencedores apadrinhados por Caiado faziam oposição aos candidatos de Bolsonaro.
Com essas informações em mente, é possível traçar o perfil dos prefeitos de cada município do Entorno e compreender um pouco mais sobre como foram as eleições e os resultados obtidos tanto para prefeitos quanto para vereadores.