Prefeito reeleito nomeia familiares para altos cargos em Conceição (PB), gerando polêmica e questionamentos sobre nepotismo na administração pública.

O prefeito reeleito de Conceição, no estado da Paraíba, Samuel Soares Lavor de Lacerda, do partido Solidariedade, causou polêmica ao nomear membros de sua própria família para cargos de destaque na prefeitura. Entre os nomeados estão sua mãe, Silvânia Maria Soares Lavor de Lacerda, que assumiu a posição de chefe da Secretaria Municipal de Educação. Anteriormente, ela já havia ocupado a pasta da Assistência Social durante o primeiro mandato de seu filho.

Além disso, o pai do prefeito, Francisco Ives de Lacerda, foi designado para o Gabinete Executivo, enquanto sua esposa, Ingrid Dantas Marques Chaves Rodrigues, agora ocupa o cargo de secretária de Direitos e Políticas Públicas da Mulher. Essas nomeações geraram críticas por parte da população, que questiona a prática de nepotismo na administração pública.

Não é a primeira vez que a família Lacerda exerce influência política na cidade. Desde 2012, quando o tio de Samuel, Nilson Lacerda, foi eleito e reeleito para o cargo pelo PSDB, a família mantém seu domínio sobre a prefeitura. A vice-prefeita Nena Diniz, do PP, também está há 12 anos no cargo, sendo vice nas gestões de Samuel e Nilson, e concorrendo ao posto desde 2004, em diferentes partidos.

A nomeação de parentes para cargos públicos tem sido alvo de discussões no cenário político brasileiro. No ano passado, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a nomeação de parentes do governador do Maranhão, Carlos Brandão, em órgãos estatais, por caracterizarem nepotismo.

Apesar disso, o Supremo tem flexibilizado a aplicação da súmula que proíbe o nepotismo em cargos políticos, exceto em casos de falta de qualificação técnica ou inidoneidade moral. A prática ainda gera controvérsias e coloca em xeque a ética e transparência na gestão pública. A Prefeitura de Conceição e Silvânia Soares não quiseram comentar o assunto até o momento.

Sair da versão mobile