Além disso, o pai do prefeito, Francisco Ives de Lacerda, foi designado para o Gabinete Executivo, enquanto sua esposa, Ingrid Dantas Marques Chaves Rodrigues, agora ocupa o cargo de secretária de Direitos e Políticas Públicas da Mulher. Essas nomeações geraram críticas por parte da população, que questiona a prática de nepotismo na administração pública.
Não é a primeira vez que a família Lacerda exerce influência política na cidade. Desde 2012, quando o tio de Samuel, Nilson Lacerda, foi eleito e reeleito para o cargo pelo PSDB, a família mantém seu domínio sobre a prefeitura. A vice-prefeita Nena Diniz, do PP, também está há 12 anos no cargo, sendo vice nas gestões de Samuel e Nilson, e concorrendo ao posto desde 2004, em diferentes partidos.
A nomeação de parentes para cargos públicos tem sido alvo de discussões no cenário político brasileiro. No ano passado, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a nomeação de parentes do governador do Maranhão, Carlos Brandão, em órgãos estatais, por caracterizarem nepotismo.
Apesar disso, o Supremo tem flexibilizado a aplicação da súmula que proíbe o nepotismo em cargos políticos, exceto em casos de falta de qualificação técnica ou inidoneidade moral. A prática ainda gera controvérsias e coloca em xeque a ética e transparência na gestão pública. A Prefeitura de Conceição e Silvânia Soares não quiseram comentar o assunto até o momento.