Seminário trouxe debates sobre novas soluções para que economia local possa elevar o nível de expansão

Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió
O prefeito Rui Palmeira participou, na manhã desta quarta-feira, 29, da abertura do Seminário de Desenvolvimento Econômico, promovido pela Prefeitura de Maceió. por meio da Secretaria Municipal de Economia (Semec) e parceiros. O evento aconteceu na Associação Comercial, no bairro de Jaraguá. Com duração de dois dias, a programação segue até esta quinta-feira (30).
Painéis diversificados com temas pulsantes em relação ao desenvolvimento de cidades, ciência tecnológica e informação fazem parte do conteúdo apresentado durante as palestras do Seminário. Rui Palmeira falou sobre a importância de debater novas soluções com empresários para que economia local possa elevar o nível de expansão.
“Nesse seminário serão ouvidos diversos especialistas e vamos buscar saber o que é que a cidade precisa para avançar no desenvolvimento em outro viés, que não seja o turismo, mesmo ele sendo importantíssimo para a economia, mas nós temos outras possibilidades e alternativas”, ressaltou o prefeito.
Sobre as novas medidas que o órgão tem tomado, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Semec), o Prefeito demonstrou que as ações facilitadoras têm sido voltadas para dar mais autonomia ao pequeno empreendedor.
“A prefeitura ainda precisa desburocratizar muita coisa, esse ano nós já conseguimos fazer mudanças expressivas no Novo Código Tributário Municipal, ouvindo segmentos importantes da sociedade, como o comércio, a indústria e a construção civil. A partir disso, já temos uma perspectiva de mudança no Código de Edificações, mudando e facilitando a vida dos pequenos empreendedores”, disse Rui Palmeira.
Durante a abertura do Seminário também aconteceu a cerimônia de posse do Conselho de Desenvolvimento Econômico da Cidade de Maceió, formado por representantes da Prefeitura e da iniciativa privada. Fellipe Mamede, secretário municipal de Economia, destacou os objetivos e aspectos do evento.
“O nosso grande objetivo é promover uma troca de experiências em torno do tema maior, que é o desenvolvimento econômico da cidade de Maceió. Para isso, nós convidamos personalidades expoentes na área, tanto locais quanto de outras partes do Brasil, para enriquecer nosso debate durante esses dois dias de evento”, explica o secretário.
Kennedy Calheiros, presidente da Associação Comercial de Maceió, comemora a ação que integra os setores. “Precisamos investir em tudo aquilo venha gerar empregabilidade e vendas, porque se não a situação econômica da nossa capital nunca irá mudar. Receber um evento que discute as relações da Prefeitura com o setor produtivo dentro da nossa casa é uma honra e nós agradecemos muito por isso.”
São parceiros do evento a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Sebrae AL, Associação de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel), Associação Brasileira (ABIH), Mescla, Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Urban System, Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Associação Comercial de Maceió.
Ascom






