Prefeito de Londres pede cancelamento de visita de Trump
Após críticas de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, o prefeito de Londres Sadiq Khan pediu a anulação da visitar do chefe de Estado americano, programada para este ano. Trump reforçou os ataques a Khan no Twitter ao considerar que suas explicações para pedir calma após os ataques de sábado foram uma “desculpa patética”.
— Não acho que devemos estender o tapete vermelho ao presidente dos EUA nas circunstâncias em que suas políticas vão contra todos, enquanto nós estamos lutando — sustentou Khan em entrevista na noite de segunda-feira. — Há muito tempo digo que o convite da primeira-ministra Theresa May a Donald Trump para fazer uma visita de Estado foi prematuro, diz o Globo.
Segundo Khan, as visitas de Estado “são dirigidas a líderes internacionais que se distinguiram”:
— Dado que muitos britânicos não concordam com muitas das políticas de Donald Trump, não deveríamos ter uma visita de Estado — acrescentou o prefeito de Londres, que explicou que naturalmente apoiava o diálogo com o presidente dos Estados Unidos.
A mensagem de Trump no Twitter depois dos ataques de sábado no centro de Londres foram fortemente criticadas pela imprensa americana, particularmente porque Trump aproveitou a comoção pelos ataques para defender o seu questionado decreto que fecha as portas do país a imigrantes e refugiados de um grupo de países de maioria muçulmana.
“Desculpa patética do prefeito de Londres Sadiq Khan que teve que pensar rápido depois de sua declaração sobre ‘não há motivo para alarme'”, escreveu Trump, que no domingo já havia criticado Sadiq Khan pelos pedidos de calma.
Trump já havia criticado o Khan por “subestimar o risco do terrorismo”. A visita do presidente americano tem sido criticada no Reino Unido desde antes de sua eleição em novembro do ano passado. Uma petição chegou ao Parlamento britânico pedindo que a entrada de Trump no país fosse proibida diante de seus posicionamentos xenofóbicos.
Os filhos de Trump também defendem as declarações do pai sobre o prefeito de Londres. Em entrevista à rede ABC, Donald Trump Jr. disse que Khan “deveria fazer algo para consertar o problema ao invés de ficar apenas sentado e fingir que não há nada”. Já o filho do meio, Eric Trump, afirmou:
— Isso se tornou a nova norma. E não está certo. E nós, como sociedade, especialmente americanos, precisamos fazer algo a respeito.
06/06/2017
