Fuad Noman assumiu a gestão da capital mineira em março de 2022, após a renúncia do então prefeito Alexandre Kalil, que decidiu concorrer ao governo estadual. Noman foi eleito vice-prefeito em 2020 e posteriormente reeleito no ano passado, vencendo no segundo turno com 53,73% dos votos válidos.
Desde o ano passado, problemas de saúde têm sido uma constante na vida do prefeito. Em julho, ele revelou ter sido diagnosticado com um linfoma não Hodgkin (LNH), um tipo de câncer que afeta o sistema linfático. Mesmo durante o tratamento da doença, Noman manteve sua candidatura à reeleição e em outubro anunciou a remissão total do câncer.
No entanto, a nova internação de Fuad Noman marca a quarta vez desde novembro que ele precisa ser hospitalizado. Os motivos anteriores foram dores nas pernas, pneumonia e diarreia com desidratação. Sua posse para o novo mandato ocorreu de forma virtual devido à recomendação médica, e em sua última aparição por vídeo, o prefeito demonstrou dificuldades para falar.
Antes do comunicado sobre a reinternação de Noman, suas redes sociais anunciaram o rateio de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A equipe médica segue monitorando de perto o estado de saúde do prefeito e novas atualizações serão divulgadas assim que disponíveis.