Waguinho é considerado um dos principais aliados de Lula na região e fez campanha para o petista na Baixada Fluminense durante o segundo turno das eleições de 2022. Além disso, após ter dado palanque para Lula na cidade durante a campanha, ele emplacou sua esposa, Daniela Carneiro, do partido União Brasil, no Ministério do Turismo. No entanto, Daniela perdeu o cargo em julho para Celso Sabino, também do União Brasil, após pressão de siglas do Centrão. Daniela, assim como Waguinho, participa das agendas de Lula em Belford Roxo nesta terça-feira.
Durante sua visita, Lula inaugurou a Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva, que homenageia o neto do presidente, Arthur, que faleceu aos 7 anos de idade em 2019 vítima de meningite meningocócica. Além disso, o presidente anunciou a construção da sede do campus de Belford Roxo do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), com um investimento de R$ 15 milhões, e a construção do Hospital Oncológico, com um investimento de cerca de R$ 40 milhões.
Antes de sua visita a Belford Roxo, Lula esteve em Magé, onde entregou dois conjuntos habitacionais, totalizando 832 apartamentos construídos com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida. Cada apartamento tem cerca de 45 m².
A visita de Lula às cidades da Baixada Fluminense demonstra a busca por investimentos na região, além do apoio político de aliados locais como Waguinho. A decisão de decretar ponto facultativo nas repartições públicas durante a visita do presidente reflete o alinhamento do prefeito com o governo federal e a importância da presença de Lula na região para o desenvolvimento local.