O apresentador Sikêra Jr. e a RedeTV! foram condenados a pagar R$ 300 mil por danos morais coletivos em ações civis públicas movidas contra declarações de cunho homofóbico feitas pelo comunicador. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (27).
O caso remonta a junho de 2021, quando Sikêra, durante o programa Alerta Nacional, criticou um comercial da rede de fast food Burger King que promovia a diversidade e referiu-se a pessoas LGBTQIA+ como “raça desgraçada”.
Na ocasião, ele declarou: “Vocês são nojentos. A gente está calado, engolindo essa raça desgraçada, mas vai chegar um momento que vamos ter que fazer um barulho maior. Deixa a criança crescer, brincar, descobrir por ela mesma. O comercial é podre, nojento. Isso não é conversa para criança.”
Segundo os autos do processo, conteúdos exibidos no programa em junho e novembro de 2021 foram analisados pela Justiça. Além da multa, a decisão determina que a RedeTV! remova do ar todos os vídeos que contenham as falas ofensivas.
Procurados, os advogados de Sikêra Jr. não se manifestaram sobre a sentença. A RedeTV! informou que não comenta processos judiciais.