Prazo para tirar, transferir, atualizar ou regularizar título de eleitor se encerra em vinte dias; saiba como proceder

A contagem regressiva para o encerramento do prazo para tirar, transferir, atualizar ou regularizar o título de eleitor já começou. Faltam apenas vinte dias para o cadastro eleitoral ser fechado, no dia 8 de maio. Com as eleições municipais previstas para outubro, é fundamental que os cidadãos estejam atentos e se antecipem para garantir o documento necessário para exercer o direito de voto.

Para facilitar o acesso dos eleitores aos serviços da Justiça Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) já adotou medidas como a ampliação do horário de funcionamento em alguns locais. Em Maceió, a Central de Atendimento ao Eleitor, na Gruta de Lourdes, passou a funcionar das 8h às 17h, assim como os postos de atendimento nas Centrais Já do Maceió Shopping e do Benedito Bentes. Já nos cartórios eleitorais do interior, o expediente acontece das 7h30 às 13h30.

Para solicitar qualquer serviço relacionado ao título de eleitor, é necessário que o cidadão esteja munido de um documento oficial com foto e um comprovante de residência. No caso de transferência de domicílio eleitoral, o comprovante de residência deve ter data de emissão dos últimos três meses. Além disso, os homens maiores de 18 anos devem apresentar também a certidão de alistamento militar (reservista).

Vale ressaltar que, mesmo que o eleitor não tenha feito a coleta biométrica, poderá votar normalmente nas Eleições de 2024. No entanto, caso deseje efetuar o cadastro da biometria, é possível buscar o atendimento, já que este serviço foi retomado a nível nacional. Portanto, é essencial que os eleitores não deixem para a última hora e se organizem para regularizar sua situação eleitoral dentro do prazo estabelecido.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo