Os pedidos de reaplicação devem ser feitos exclusivamente na Página do Participante do Enem, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela coordenação do Enem. Caso os pedidos sejam deferidos pelo Inep, os candidatos faltosos terão a oportunidade de realizar as novas provas nos dias 10 e 11 de dezembro.
Para serem contemplados com a reaplicação, os candidatos devem apresentar justificativas válidas, como problemas de saúde, conforme estabelecido no edital do Enem 2024. Doenças como tuberculose, coqueluche, sarampo, varicela e Covid-19 estão entre as que possibilitam a solicitação de reaplicação.
Além das questões de saúde, problemas de infraestrutura e logística durante a aplicação das provas também são considerados para a reaplicação. Situações como desastres naturais, comprometimento da infraestrutura do local de prova e falta de energia elétrica que prejudique a visibilidade da prova são alguns dos exemplos que podem justificar a solicitação.
No entanto, é importante ressaltar que candidatos que faltaram por motivos que não se enquadram no edital do exame não terão direito à reaplicação. Da mesma forma, quem alegou problemas de saúde durante a prova e não a concluiu também não poderá solicitar a reaplicação do Enem.
Após o pedido ser feito na Página do Participante, o Inep avaliará individualmente cada solicitação e, caso aprovada, os candidatos deverão realizar as provas nos dias determinados. A divulgação das aprovações ou reprovações das solicitações ainda não tem previsão de data, mas será informada na Página do Participante. As notas finais do Enem 2024, tanto da aplicação regular quanto da reaplicação, serão divulgadas em 13 de janeiro de 2025.