Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.

Prazo para readequação das catracas sobrepostas é estabelecido

As quatro empresas de ônibus que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) têm o prazo de 90 dias  para que se adequem ao novo modelo de layout de catraca sobreposta, o prazo foi estabelecido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) . A portaria nº 0176 foi publicada na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (04) e passa a vigorar a partir de hoje. Veja aqui.

O novo design das catracas sobrepostas tem como intuito proporcionar maior conforto e segurança a todos os usuários do transporte coletivo da capital. A mudança consiste na expansão do balaústre do veículo, que atualmente apresenta um diâmetro estreito.

De acordo com a publicação, o balaústre localizado na lateral da catraca pode ter uma envergadura de aproximadamente 14 graus a partir da altura de 0.59cm contados do piso, retornando a forma original. Já a catraca inferior pode alcançar um espaço de 0,17 cm até o balaústre. No que diz respeito ao balaústre central no teto, que percorre o corredor de transporte e alcança as catracas, ele pode conter uma sobreposição de outro balaústre envergado em forma semelhante a um triângulo.

A portaria segue ainda algumas considerações legais, como o Princípio da Legalidade, em que a Administração Pública deve atuar conforme as legislações, as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas, sobre tudo a NBR 15570, e o item 38.5.9 da NBR 15570, que dispõe da possibilidade de instalar dispositivos que evitem a evasão de passageiros, porém sem constituir risco potencial aos usuários.

“Este projeto tem como intuito garantir a integridade física e proporcionar mais conforto aos passageiros dos ônibus, que são os principais motivadores da busca pela melhoria do transporte público de Maceió. Na semana passada, colocamos um veículo com o novo modelo de catraca sobreposta para circular em fase de testes e constatamos a funcionalidade dos equipamentos com a população. Também apresentamos o novo modelo aos representantes do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), que aprovaram as melhorias realizadas”, destaca o titular da SMTT, Antônio Moura.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo