Para realizar o pagamento, o contribuinte deve acessar o site da Secretaria Municipal de Fazenda, onde a guia de arrecadação pode ser gerada. É necessário informar o número de inscrição imobiliária, que serve como identificador do cadastro do imóvel no sistema municipal. Essa inscrição pode ser encontrada em boletos ou carnês de IPTU anteriores, ou ainda em uma Certidão Tributária do Imóvel. Ao acessar o site, o contribuinte deve selecionar a opção correspondente à terceira parcela.
O boleto poderá ser gerado exclusivamente pela plataforma da Fazenda Municipal, e há a opção de emitir um boleto detalhado também. Os pagamentos podem ser realizados de maneira prática, através do Pix ou utilizando o código “copia e cola” em aplicativos de bancos.
Para aqueles que tiverem alguma dúvida ou precisarem de orientação, a Secretaria está disponível via e-mail, fazendo com que o contato seja mais acessível. Para quem preferir o atendimento presencial, é importante que um horário seja agendado previamente pelo site online.maceio.al.gov.br.
É imprescindível que os contribuintes estejam atentos a essas datas e procedimentos, já que o pagamento em dia evita a inadimplência do imóvel e possíveis complicações futuras. Inadimplência pode resultar em protesto judicial e inclusão em dívida ativa, complicações que qualquer proprietário deve se esforçar para evitar. Portanto, não deixe para a última hora: organize-se e assegure o cumprimento de suas obrigações fiscais.