Prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2025 termina nesta sexta-feira; isenção para estudantes do 3º ano de escolas públicas.



O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 está se aproximando de um momento crucial. O prazo para o pagamento da taxa de inscrição, estabelecida em R$ 85, encerra-se nesta sexta-feira, dia 27. Para garantir a participação no exame, os candidatos devem efetuar o pagamento antes do final do dia. O boleto para a taxa pode ser acessado na “Página do Participante”, onde os estudantes têm a conveniência de escolher entre diversos métodos de pagamento, incluindo Pix, cartão de crédito, e débito em conta corrente ou poupança.

Vale destacar que alunos do terceiro ano de escolas públicas que concluirão o ensino médio neste ano têm direito à isenção da taxa de inscrição, conforme indicado no edital do Enem 2025. Essa é uma oportunidade importante para incentivar o acesso à educação, especialmente entre estudantes de escolas públicas.

Além do pagamento da taxa, o dia 27 também marca o fim do prazo para que os candidatos que tiveram seus pedidos de atendimento especializado negados possam recorrer dessa decisão. Os resultados dos pedidos podem ser consultados na mesma página destinada aos participantes. Para solicitar uma reanálise, é fundamental apresentar documentação que comprove a condição que justifica o atendimento especial, como deficiência ou transtornos como o Transtorno do Espectro Autista, dislexia ou déficit de atenção.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), disponibilizou uma seção em seu site com orientações detalhadas para os participantes do Enem. Nela, os interessados podem encontrar respostas para as perguntas mais frequentes relacionadas ao exame, servindo como um recurso valioso para esclarecer dúvidas que possam surgir durante o processo de inscrição.

As provas do Enem estão agendadas para os dias 9 e 16 de novembro, em todo o país. Porém, em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, devido à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), as provas serão realizadas nas datas de 30 de novembro e 7 de dezembro. As mudanças na programação visam garantir a logística e a segurança necessárias em um evento de grande porte como a conferência. Portanto, candidatos devem ficar atentos às datas e às orientações dadas, a fim de não perder a chance de participar deste importante exame que pode abrir portas para o futuro acadêmico e profissional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo