Prazo para conclusão da CNH é prorrogado até 2024 para candidatos iniciados durante a pandemia, diz Contran

Os candidatos que iniciaram o processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) durante o período da pandemia receberam uma grande notícia nesta quarta-feira (27). O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União a deliberação nº 271, que prorroga o prazo para conclusão dos trâmites até 31 de dezembro de 2024. Essa decisão beneficia todos os candidatos que iniciaram o processo a partir de março de 2019, permitindo que tenham mais tempo para obter a aprovação na categoria pretendida.

A prorrogação do prazo foi uma medida necessária devido às dificuldades enfrentadas durante a pandemia, que impactaram diretamente a conclusão do processo de habilitação. Com a deliberação do Contran, os candidatos terão mais uma chance para finalizar o procedimento e obter a sua CNH.

Para Fabio Monte, chefe da comissão examinadora de trânsito do Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran), essa prorrogação é de extrema importância, pois muitos candidatos enfrentaram desafios que impediram a conclusão do processo. Com o prazo estendido, todos os processos ativos nos Detrans terão mais um ano para serem concluídos, proporcionando a oportunidade para que os candidatos sejam avaliados e obtenham a tão desejada CNH.

Monte ainda explicou que, para os candidatos que realizaram o exame teórico, basta completar as aulas e agendar o exame prático. Já aqueles que foram reprovados no exame prático precisam solicitar o agendamento para o reteste. Além disso, as pessoas que não concluíram as aulas no Centro de Formação de Condutores (CFCs) também podem finalizar as aulas e realizar os exames teórico e prático.

Com a prorrogação do prazo, os candidatos terão a oportunidade de superar as dificuldades enfrentadas durante a pandemia e concluir o processo de habilitação com mais tranquilidade. Essa decisão do Contran visa garantir que todos tenham as condições necessárias para obter a sua CNH, contribuindo para a segurança no trânsito e para a formação de condutores responsáveis.

Sair da versão mobile