Praias de Manta, Equador, fechadas devido a ondas gigantes; feriado prolongado com acesso restrito, portos fechados no Peru.



Nesta terça-feira, as praias da cidade de Manta, localizada no Equador, foram fechadas preventivamente após a descoberta de um corpo nas costas da região, em decorrência das fortes ondas que atingem o litoral do país, chegando a alcançar até quatro metros de altura. O Corpo de Bombeiros de Manta relatou que o corpo de uma pessoa desaparecida foi encontrado sem vida no setor de Barbasquillo, levando a Secretaria Nacional de Gestão de Riscos a ordenar o fechamento das praias como medida de precaução.

Além disso, devido às intensas ondas, a maioria dos portos do Equador e do Peru também foram fechados temporariamente. O Instituto Oceanográfico e Antártico da Marinha equatoriana informou que as ondas chegaram a atingir uma altura máxima de 2,1 metros em diversas províncias, como Manabí, Guayas, Santa Elena e Galápagos, solicitando que precauções fossem tomadas durante atividades no mar.

No Peru, o Centro de Operações de Emergência Nacional comunicou que 91 dos 121 portos do país permanecerão fechados até o dia 1º de janeiro de 2025, devido à continuidade das ondas anômalas que afetam o litoral. A medida visa garantir a segurança da população e evitar possíveis incidentes decorrentes do fenômeno.

Com a restrição do acesso às praias recreativas e o fechamento dos portos, as autoridades locais estão intensificando as medidas de segurança para evitar acidentes e garantir a proteção da população. No Callao, onde se encontra o principal porto do Peru, as praias Abtao, Santa Rosa, La Arenilla e Cantolao foram fechadas, assim como a saída de embarcações turísticas e pesqueiras de qualquer praia ou porto da região. A prefeitura local emitiu um comunicado informando sobre a proibição e ressaltando a importância de seguir as orientações de segurança diante das condições marítimas adversas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo