A posse dos prefeitos foi distribuída ao longo do dia, com o prefeito de Cristalina, Luís Otávio (PL), sendo o primeiro empossado às 8h. Logo em seguida, pela manhã, foi a vez da prefeita Simone Ribeiro (PL), em Formosa; Dr. Lucas (União), em Águas Lindas; Alessandro Barcelos (União), em Cocalzinho de Goiás; e o delegado Cristiomário (PP), em Planaltina, também assumirem os cargos.
No período da tarde, os outros sete prefeitos eleitos foram empossados. Warley Gouveia (Pode) assume a prefeitura de Alexânia, Lulinha (PP) em Cidade Ocidental, Diego Sorgatto (União) em Luziânia, Carlinhos do Mangão (PL) no Novo Gama, Jéssica do Premium (União) em Santo Antônio do Descoberto, e Marcus Vinícius (MDB) em Valparaíso.
É interessante observar que seis prefeitos estão assumindo seus primeiros mandatos, enquanto cinco foram reeleitos nas eleições de 2024. Dentre os prefeitos reeleitos, todos os cinco candidatos que tentaram repetir o mandato alcançaram sucesso, resultando em uma taxa de 100% de reeleição na região do Entorno.
Além disso, em municípios como Águas Lindas, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo e Planaltina, os prefeitos atuais foram reconduzidos ao cargo para dar continuidade aos projetos políticos que já vinham sendo desenvolvidos. Apenas em Formosa e Alexânia houve uma mudança de gestão, refletindo a vontade da maioria dos eleitores por uma nova liderança.
Os novos prefeitos eleitos também possuem um perfil interessante. Dentre eles, destacam-se Lulinha (PP) em Cidade Ocidental, Alessandro Barcelos (União) em Cocalzinho de Goiás, Luís Otávio (PL) em Cristalina, Simone Ribeiro (PL) em Formosa, Diego Sorgatto (União) em Luziânia, Carlinhos do Mangão (PL) no Novo Gama, Joseleide Lázaro em Padre Bernardo, Delegado Cristiomário (PP) em Planaltina, Jéssica do Premium (União) em Santo Antônio do Descoberto, e Marcus Vinícius (MDB) em Valparaíso.
Com discursos de comprometimento e promessas de melhorias para suas respectivas cidades, os novos prefeitos têm o desafio de atender às expectativas da população e governar de forma eficaz. A política local no Entorno do Distrito Federal se renova, trazendo novas perspectivas e desafios para o futuro dessas regiões.