Porto de Pedras integra comitê territorial criado pelo BNB

Porto de Pedras integra comitê territorial criado pelo BNB

 

As secretarias de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Porto de Pedras são as principais interlocutoras entre o Banco do Nordeste e a comunidade , para o desenvolvimento territorial da Rota Costa dos Corais. Após reuniões iniciais, o banco vai criar um abanco de agentes que serão os principais atores do processo, que tem como objetivo oferecer políticas públicas para o fortalecimento da economia da região.

Após várias reuniões com equipes dos municípios, os coordenadores do BNB  Manoel Roberto  e Luiz Roberto da Silva Gitaí  já conheceram a realidade das cidades envolvidas, bem como as necessidades de cada uma. Como o programa incorpora um conjunto de estratégias com objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais, os agentes esperam que em 2022, o banco apresente planos de ação, dotados de orçamento, para executar ações já diagnosticadas pelos municípios.

Na última reunião do grupo, em Porto de Pedras, secretários presentes falaram sobre a necessidade de ações práticas, tendo em vista que modelos de governança já foram mapeados e discutidos com instituições , também parceiras , como o Sebrae.

Para o grupo envolvido, que reúne agentes públicos de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo do Camaragibe, Japaratinga e Maragogi e agentes privados o momento é importante para o desenvolvimento sustentável da região e, dessa maneira, esperam ações , principalmente para as cadeias produtivas ligadas ao turismo, como jangadeiros, artesãos, bugueiros, barraqueiros implantando experiências exitosas em outras cadeias.

 

 

Sair da versão mobile